A equipe

Estes são os integrantes da Equipe Colaboradora 25 do Programa Segundo Tempo do Ministério do Esporte.


COORDENADOR
Prof. Antonio Jorge Gonçalves Soares
 
Doutor em Educação Física pela Universidade Gama Filho (1998). Realizou estágio de Pós-doutorado na Universidade do Porto-FADE-UP (2007-08). Seu interesse e trajetória de investigação se baseiam nos estudos culturais/pedagógicos da escola, do esporte, da educação física e das atividades físicas em geral. Lecionou na educação básica e atualmente atua na Universidade Federal do Rio de Janeiro, na Faculdade de Educação em nível de Graduação, no GESED (Grupo de Estudos de Sistemas Educacionais), na Especialização e no Programa de Pós-graduação em Educação, na linha de Pesquisa de Políticas Públicas. Orientou e orienta trabalhos de conclusão de curso, iniciação científica, dissertações de mestrado e teses de doutorado, também é autor de livros, capítulos de livros e artigos vinculados aos temas da escolarização, da educação do corpo, da disciplina educação Física e da sociologia do esporte.

VICE - COORDENADOR
Prof. Leonardo Bernardes Silva de Melo

Doutorando em Educação Física pela Universidade Gama Filho. Mestre em Educação Física e Cultura pela Universidade Gama Filho (2008-2010) com bolsa do CNPq. Especialista em Futebol e futsal: as ciências do esporte e a metodologia do treinamento pela Universidade Gama Filho (2012). Professor das redes Estadual e Municipal do RJ. Autor dos livros Ensinando Futsal e 1000 exercícios e jogos com bola. Bolsista de apoio técnico CNPq/UFRJ. Professor das disciplinas Voleibol e Desenvolvimento Motor das Faculdades Integradas Jacarepaguá. Membro do Laboratório de Pesquisas em Educação do Corpo (LABEC - UFRJ).


Avaliador
Prof. Hugo Paula Almeida da Rocha
Estudante de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro - PPGE/UFRJ. Mestre em Educação pela UFRJ. Professor Substituto do setor curricular de Educação Física do Colégio de Aplicação da UFRJ - CAp/UFRJ (2011) - atuando nos níveis de Ensino Fundamental e Ensino Médio. Graduado no curso de Licenciatura em Educação Física da UFRJ (2010); teve experiência como estagiário do Colégio de Aplicação da UFRJ no curso de Educação Física no Ensino Básico. Participa, como pesquisador, do projeto de pesquisa "Escolarização e formação de jovens atletas".


Avaliador
Prof. André Luiz da Costa e Silva
 
Mestrando em Educação Física pela Universidade Gama Filho. Especializações em Deficiência Auditiva pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos Especialista e em Atletismo pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro
- Professor do Instituto Nacional de Educação de Surdos onde foi professor da Educação Física Curricular, professor do Curso de Estudos Adicionais, membro da Comissão Editorial da Revista Espaço, periódico indexado do INES, membro da comissão organizadora do Congresso Internacional do INES e Procurador Institucional do Departamento de Ensino Superior.
- Professor do Colégio Internacional Everest e da Rede Estadual do RJ.


Avaliador
Prof. Felipe Rodrigues da Costa
 
Membro pesquisador do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (PROTEORIA), onde atuo desde 2005. Doutor em Educação Física pela Universidade Gama Filho. Especialista em Futebol pela Universidade Federal de Viçosa (2007) e Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2009), na área de concentração História Cultural da Educação Física e de Esporte. Experiência profissional voltada para o futebol e futsal, tanto no rendimento quanto em âmbito escolar. Atua na Equipe Colaboradora 25, capacitando coordenadores dos núcleos do Programa Segundo Tempo, desenvolvido pelo Ministério dos Esportes. Tenho atuado em pesquisas que envolvem a formação escolar e esportiva de jovens atletas. Outras áreas de interesses: estilos de ensino e metodologia de aprendizagem e estudos relacionados a construção de identidades.


Avaliador
Prof. Rogerio Silva de Melo



Professor de Educação Física formado pela UFRJ com Mestrado em Desenvolvimento da Criança pela Universidade Técnica de Lisboa e Doutorado em Educação Física e Cultura pela UGF. Professor com mais de 36 anos de atuação em Universidades, Escolas públicas e como Treinador de Futebol e Futsal. Vice Presidente do CREF1 - RJ/ES


Avaliador
Prof. Marcos Antonio Carneiro da Silva
Licenciado em Educação Física e bacharel em Filosofia, possui doutorado em Educação Física pela Universidade Gama Filho (2007) e mestrado em Educação Física na Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996). Possui experiência em todos os níveis da educação básica, atuando por diversos anos no ensino público e privado. Ministrou diversos cursos de pós-graduação nas áreas da metodologia da pesquisa e da didática do ensino superior. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro, da Faculdade de Educação, Departamento de Didática, ministrando disciplinas de didática e prática de ensino e coordenando programa de pós-graduação (lato sensu) em educação física escolar. É pesquisador Faperj e integra também os Laboratórios de Filosofia Contemporânea do IFCS-UFRJ e o Laboratório de Pesquisas em Educação do Corpo (LABEC) da FE-UFRJ.


Avaliador
Prof. Camilo Araújo Máximo de Souza

Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002), especialização em Treinamento Desportivo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004) e mestrado em Educação Física e Cultura na Universidade Gama Filho (2007). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Pedagogia do Esporte, Treinamento Desportivo, Educação Física Escolar e Avaliação Funcional.

Avaliador
Prof. Marcio Gabriel Romão

Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Membro do Laboratório de Pesquisas em Educação do Corpo (LABEC - UFRJ). Pós-graduando Lato Sensu no Curso de Especialização Saberes e Práticas na Educação Básica (CESPEB) com ênfase em Educação Física Escolar.

Avaliador
Prof. Andreia Laurita




Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pós graduanda em Educação Física Escolar pela Universidade Gama Filho.  Assistente de pesquisa do Laboratório do Imaginário Social sobre as Práticas Corporais e Lúdicas (LISACEL) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 

Avaliador
Prof. Nei Santos Junior

Doutorando em Estudos do Lazer pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), especialista em Educação Física Escolar pela Universidade Gama Filho (UGF) e graduado em Educação Física. Atua nas áreas de História do esporte e do Lazer, Educação Física escolar e mídias. É pesquisador do grupo Sport: Laboratório de História do Esporte e do Lazer (www.sport.ifcs.ufrj.br) e membro do Laboratório de Comunicação e História (UNIRIO), atuando nas linhas de pesquisa História Cultural do Esporte, História comparada das práticas Corporais e História da Mídia Esportiva e do Esporte.

Avaliador
Prof. Silvia Nara Pires


Possui graduação Licenciatura em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1985) e mestrado em Imaginário Social pela Universidade Gama Filho - RJ (2006). Atualmente é professor da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Cultura popular, dança, folclore, atuando principalmente nos seguintes temas: cerimonia, cultura e evento. Realiza projetos de dança com alunos do 2º seguimento do ensino fundamental de escolas municipais tendo como foco a diversidade cultural.


Avaliador
Prof. Monica Borges Monteiro


Possui mestrado pelo Programa de Mestrado em Educação da UNIRIO. Professora na Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro e na Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. As ênfases das suas pesquisas são: Estudos do Lazer e da Animação Cultural.


Avaliador
Prof.Alexandre de Souza da Rosa


Licenciado e bacharel em Educação Física (2004). Especialista em Futebol e futsal: as ciências do esporte e a metodologia do treinamento pela Universidade Gama Filho (2012). Professor da rede municipal do Rio de Janeiro, atuando no Centro Esportivo Miécimo da Silva. Professor do Colégio Nossa Senhora do Rosário. Coordenador da Escolinha de futebol do Clube dos Aliados.