sexta-feira, 10 de junho de 2011

Instruções para o uso do DVD no processo de capacitação dos Monitores do PST

Prezados Conveniados!

A Secretaria Nacional de Esporte Educacional do Ministério do Esporte – SNEED/ME – tem se dedicado intensamente na estruturação e manutenção de um processo formativo continuado de todos os integrantes do Programa Segundo Tempo. Desde o ano de 2007 tem experimentado e aplicado vários modelos e temáticas relacionadas ao processo gerencial e pedagógico do PST junto aos seus parceiros.
O sucesso tem se comprovado pelo acolhimento e plena aprovação por parte de todos que participam do processo. A SNEED conta com um grupo enorme de colaboradores e consultores que vem produzindo conhecimentos sobre as ações do Programa e suas necessidades, tendo por base as experiências profissionais que possuem, assim como as experiências dos parceiros nos cotidianos dos diversos núcleos espalhados pelo país. 
Com isso hoje a SNEED já disponibiliza aos seus parceiros materiais pedagógicos que subsidiam as ações dos núcleos, assim como tem preparado outros tantos para que em futuro próximo sejam também disponibilizados. Contudo, vale destacar aqui o livro de Fundamentos do Programa Segundo Tempo que congrega temas relevantes e que servem de base aos processos de formação pedagógica do programa. 
Os temas trabalhados no livro supracitado reúnem conhecimentos os mais variados, e que são imprescindíveis às ações dos Coordenadores e Monitores junto aos beneficiados nos núcleos do PST. Nesse sentido, eles são trabalhados integralmente nos processos de capacitação de Coordenadores do PST, com destaque especial aos Coordenadores Pedagógicos e de Núcleo. 
As capacitações desenvolvidas também passaram por várias experiências e hoje podemos afirmar que possuímos expertise suficiente para o atendimento às necessidades dos integrantes do PST. O desenvolvimento de ações presenciais, telepresenciais e em EaD nos subsidiaram de dados e experimentações que hoje podem ser utilizadas em todos os modelos. Entretanto, ainda faltava-nos uma ação/estratégia que pudesse facilitar o acesso e atendimento aos Monitores do PST. Como é estabelecido no processo que o repasse dos conhecimentos das capacitações aos Monitores deve ser feito pelos Coordenadores dos Convênios, percebemos que essa ação acontecia ainda com certa dificuldade e nem sempre atendendo às expectativas que traçamos para as mesmas.
Nesse sentido, o Ministério do Esporte investiu na produção de um Kit de DVDs com as temáticas trabalhadas nas capacitações para que fosse distribuído aos Convênios. As temáticas foram trabalhadas pelos seus autores, potencializando assim as idéias constituídas e a exposição adequada do material. 
Os temas estão apresentados na íntegra, mas dentro de uma abordagem para vídeo, o que significa que as mesmas foram trabalhadas procurando destacar o que de essencial cada uma delas possui. Com este material os Coordenadores poderão manter um processo de formação de seus monitores ainda mais qualificado e com um recurso didático acessível e de fácil interação. Esperamos que a partir desse momento, nossa fragilidade do processo até então desenvolvido seja superado por completo. 
Dessa forma, como contribuição e indicações para o material em anexo, apresentamos alguns procedimentos que julgamos essenciais para serem adotados nos momentos de capacitação que estarão desenvolvendo a partir de agora.

Passo 01
Os Coordenadores só aplicarão as capacitações aos seus monitores após terem passado pelas capacitações oficiais da SNEED.

Passo 02
A diversidade de realidades existentes nos impede de estipular um único modelo de capacitação. Nesse sentido, os Coordenadores deverão diagnosticar a realidade com a qual convivem nos núcleos e com base em sua vivência idealizar uma forma de desencadear a capacitação. Ela pode ser de várias maneiras, ou seja:
a)      Concentrada, procurando vencer os conteúdos em dois dias;
b)      Intercalada, procurando atender blocos de conteúdos em dois, três ou quatro encontros;
c)      Espaçada, procurando atender a um tema por encontro.
O importante é que o Coordenador ciente de sua realidade apresente para a Equipe Colaboradora como é que organizará e desenvolverá a capacitação do(s) seu(s) monitor(es). A Equipe Colaboradora responsável pelo Convênio deverá receber antecipadamente o plano de capacitação para a devida aprovação e possível acompanhamento.

Passo 03
O desenvolvimento da capacitação dos monitores deverá ser precedido da leitura obrigatória do livro de Fundamentos Pedagógicos do PST. Este material é disponibilizado na íntegra pela internet - www.esporte.gov.br , setor de download. 

Passo 04
Os temas disponibilizados nos DVDs atendem plenamente aos conteúdos estruturados no livro de Fundamentos do PST. Nesse sentido, é obrigatório que todos os vídeos e todas as suas temáticas sejam apresentadas e discutidas. Nesse sentido, dependendo da organização a ser estruturada, os Coordenadores poderão dar mais ou menos tempo a cada temática, de acordo com o aprofundamento que entender ser necessário.
O quadro a seguir demonstra como pode ser estruturada uma grade para os temas, assim como indicativos de questões para reflexões:

Temas
Tempo
Abertura
00h15
Vídeo – Saudação Ministro Orlando
00h03
Vídeo – Saudação Secretário Fábio
00h04
Vídeo – Saudação Diretora Gianna
00h09
Vídeo – Apresentação da CGAPA - Claudia
00h09
É importante que o monitor tenha conhecimento sobre a estrutura do PST

Tema 01

FUNDAMENTOS DO PROGRAMA SEGUNDO TEMPO: ENTRELAÇAMENTOS DO ESPORTE, DO DESENVOLVIMENTO HUMANO, DA CULTURA E DA EDUCAÇÃO

00h24

Momento da Reflexão:

1 – Que relações podem ser estabelecidas entre o tema “Fundamentos do Programa Segundo Tempo: entrelaçamentos do esporte, do desenvolvimento humano, da cultura e educação” e as suas vivências junto ao PST?
2 – Converse com as crianças e os jovens atendidos pelo Programa Segundo Tempo e recolha depoimentos sobre a seguinte questão: Por que você participa do Programa Segundo Tempo? Faça uma reflexão com os coordenadores e monitores dos núcleos sobre os depoimentos coletados.
3 – Faça um levantamento dos jogos populares existentes na comunidade e relacione-os com as modalidades esportivas desenvolvidas nos Núcleos do Programa Segundo Tempo, considerando os seguintes aspectos: participação dos sujeitos, regras, materiais e espaços utilizados, entre outros. Sugira que as crianças pesquisem jogos que seus pais, avós e membros da comunidade vivenciaram na infância. Solicite que as crianças levem os jogos catalogados para uma exploração pedagógica nos núcleos.


Tema 02

 

FUNDAMENTOS DO LAZER E DA ANIMAÇÃO CULTURAL


00h24


Momento da Reflexão:

1 – Tendo em vista o que foi apresentado no vídeo, pense em seus momentos de lazer. A partir disso, pense nos desafios que se apresentam para que você encaminhe a proposta apresentada junto à sua comunidade-alvo.
2 – Observe a distribuição de bens culturais por sua cidade e bairro. Reflita: o que você, como profissional de lazer, pode fazer para contribuir para que sua comunidade-alvo tenha mais acesso às atividades de lazer de uma forma diversificada?
3 – Reflita: que contribuição o PST pode dar por meio das atividades de lazer, para que os cidadãos tenham uma vida melhor?
4 – Reflita: quais são os seus limites profissionais para atuar na perspectiva apontada, inclusive tendo em conta os cinco interesses de lazer apresentados? O que pode fazer para se aperfeiçoar tendo em vista esse quadro?

Tema 03

CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADE: EDUCANDO PARA A DIVERSIDADE

00h25

Momento da Reflexão:

1 − O corpo não é apenas um dado biológico, e sim um produto do inter-relacionamento entre natureza e cultura. Como você percebeu essa afirmativa no vídeo?
2 − Os atributos de gênero (masculinidade e feminilidade) são construções culturais e variam entre culturas e entre os tempos. Como você avalia essa afirmativa tendo em vista a experiência e realidade do PST?
3 − Discriminação de gênero ou por orientação sexual devem ser evitadas nas atividades do Programa Segundo Tempo. Que tipo de atividades e/ou ações você propõe para que sejam trabalhadas no PST de forma a propiciar a reflexão e tomada de consciência sobre esta questão?
4 – De que forma a organização das atividades esportivas e culturais do PST podem favorecer ao respeito pela diversidade dos corpos, dos gêneros e das e sexualidades?


Tema 04

DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA: ASPECTOS RELACIONADOS À PRÁTICA

00h42

Momento da Reflexão:

1 – Qual a importância de saber sobre os aspectos relacionados ao desenvolvimento e a aprendizagem motora para as ações estruturadas no PST?
2 – Como posso estruturar minha aula para torná-la significativa aos alunos de meu núcleo considerando as questões da aprendizagem e do desenvolvimento motor?
3 − Como criar um ambiente de prática que não exclua os menos aptos, mas que não desmotive aos mais aptos?
4 – Como trabalhar a orientação verbal, considerando o nível de desenvolvimento motor e cognitivo dos participantes das atividades do núcleo?
5 – Crie atividades que consigam auxiliar os aprendizes a melhor interpretarem o feedback intrínseco.
6 – Estruture atividades que levem os participantes e entenderem a importância da reflexão sobre o movimento e que os estimulem à transcendência.

Tema 05

QUESTÕES DA DEFICIÊNCIA E AS AÇÕES NO PROGRAMA SEGUNDO TEMPO

00h17

Momento da Reflexão:

1 – É possível acolher e atender crianças e adolescentes com algum tipo de deficiência nos núcleos do Programa Segundo Tempo?
2 – Quais os procedimentos para criar e aplicar atividades esportivas para todos os participantes de um núcleo sejam eles deficientes ou não? Como seria a participação dos alunos de forma integrada?
3 – O uso do amigo tutor é uma estratégia saudável e viável?
4 – Como você vê sua participação nesse processo inclusivo?
5 – Quais procedimentos seriam necessários para estimularmos que deficientes também participem das atividades dos núcleos do PST?
6 – Que tipo de atividade pode ser estruturada no núcleo do PST para buscar a integração da comunidade de forma plena?


Tema 06

ORGANIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO DO ESPORTE NO PROGRAMA SEGUNDO TEMPO

01h00

Momento da Reflexão:

1 − Tendo em vista os conceitos apresentados, reflita sobre a importância de se organizar adequadamente o processo de ensino e de aprendizagem dos esportes no marco do Programa Segundo Tempo.
2 − Observe a necessidade de se compreender o processo de ensino e de aprendizado a partir das interações existentes ao se ensinar esportes e se ensinar por meio do esporte.
3 − Reflita: que contribuição você encontra neste tema para sua formação e, consequentemente, para sua transferência no processo de ensino e de aprendizagem na formação da cidadania?
4 − Reflita sobre a importância de jogar para aprender e aprender  jogando na visão de um longo processo de formação, de educação e de marco de uma conquista da cidadania plena.
5 − Reflita: como resgatar as brincadeiras de rua, os jogos típicos das crianças da cultura local, como motivá-las a novos desafios sem deturpar sua identidade e construir horizontes mais amplos que as levem a uma formação integral, a desenvolver suas potencialidades?
6 – Organize uma planilha das atividades esportivas que desenvolve no núcleo e destaque os aspectos técnicos e táticos que são exigidos em cada uma delas, da mesma forma como elas podem ser simplificadas e ampliadas em complexidade.


Tema 07

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS PARA O PROGRAMA SEGUNDO TEMPO (PST)

01h00

Momento da Reflexão:

1 − Quais são os objetivos do Programa Segundo Tempo? O que a criança aprende no programa? Faça uma lista de pelo menos 10 aspectos que você já tenha observado em seus alunos e que acredita terem sido aprendidos nas aulas.
2 − Dê exemplos do que você realiza nas suas aulas que se encaixam nas dimensões procedimental, conceitual e atitudinal (pelo menos dois exemplos de cada dimensão dos conteúdos).
3 − Procure descrever quais são os procedimentos metodológicos que você costuma utilizar em suas aulas do Programa Segundo Tempo (pelo menos seis aspectos).
4 − Em seguida, procure descrever brevemente quais são os procedimentos metodológicos que você considerou mais importantes contidos neste vídeo.
5 − Numa terceira análise, procure comparar aquilo que você realiza com as sugestões do vídeo. Descreva o que é possível modificar em seus procedimentos metodológicos para garantir a formação do cidadão.


Tema 08

PLANEJAMENTO DO PROGRAMA SEGUNDO TEMPO: A INTENÇÃO É COMPARTILHAR CONHECIMENTOS, SABERES E MUDAR O JOGO

00h45

Momento da Reflexão:

1 − Planejar não pode ser uma ação isolada. Dessa forma, quais estratégias você poderia adotar para tornar seu planejamento uma tarefa que envolva o maior número de pessoas possível?
2 − Como criar um ambiente que conte com a participação das crianças e adolescentes no momento de definir os objetivos, selecionar os conteúdos e avaliar o desenvolvimento das ações do núcleo?
3 – Estruture uma estratégia que possa contar efetivamente com as idéias e propostas do grupo que coordena no PST.
4 – Qual seria a forma ideal para se realizar um processo de avaliação no núcleo do PST?
5 – As crianças podem participar no processo de avaliação, de que forma, com qual instrumento? Estruture um aproposta.


Passo 05
Após a apresentação e discussão geral de todos os temas procure discutir adequadamente o Planejamento Pedagógico do Convênio e Núcleo com os Monitores. É imprescindível que todos dominem e tenham ciência da proposta filosófica e esportiva que o Convênio tem, pois somente com isso eles poderão contribuir efetivamente na concretização dos objetivos traçados pelo Convênio e que foram aprovados pela Secretaria Nacional de Esporte Educacional. 

Passo 06
Elabore um relatório sucinto do processo de capacitação desenvolvido elencando todos os passos, participantes e resultados obtidos. Encaminhe para a Equipe Colaboradora responsável pelo Convênio.

Passo 07
Estejam sempre preparados para repetir o processo de capacitação dos Monitores, tantas vezes quantas forem necessárias, pois sempre há a possibilidade de eles serem substituídos em decorrência de interesses e necessidades diversas.
Boa Capacitação!

Coordenação Geral de Acompanhamento Pedagógico e Administrativo – CGAPA
Secretaria Nacional de Esporte Educacional – SNEED/ME

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