quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Orientações para o processo de avaliação no planejamento das aulas no núcleo do PST.

            A avaliação é um processo contínuo, que tem como objetivo diagnosticar e subsidiar, permanentemente as decisões necessárias para realizar as mudanças efetivas em nossas intervenções pedagógicas.
           O processo avaliativo deve verificar se os objetivos estabelecidos no início das ações foram cumpridos. Os critérios da avaliação deverão estar em consonância com os objetivos e consequentemente com os instrumentos avaliativos.

A avaliação deve:

A) Ser refletida e discutida em conjunto com os alunos, pais e/ou responsáveis e membros da comunidade, oportunizando verificar os impactos das ações do programa segundo tempo na vida dos beneficiados diretos e indiretos.
B) Estimular os alunos na busca de novos conhecimentos, construindo um espaço de diálogo, orientação, informação, observação, explicação, correção, questionamento, aconselhamento, crítica, respostas e escuta.
C) Pautar-se na análise das múltiplas dimensões do planejamento: objetivos, conteúdos, atividades, tendo o aluno como centro dessa análise.
D) Centrar-se na realidade, calcada na prática e não numa ação burocrática.
E) Verificar como o aluno utiliza os conceitos, se demonstra satisfação na realização das manifestações da cultura corporal, dentro de suas possibilidades, se esses elementos possibilitaram transformações de comportar-se frente às atividades e ao grupo a que pertence, e se estes se relacionam com a sua vida.
F) Verificar se o aluno tem autonomia para solucionar problemas que surgem nas atividades e identificar se reúne elementos suficientes para adoção de uma vida ativa.
G) Observar se o aluno é capaz de transformar as manifestações da cultura corporal experimentadas na prática esportiva de acordo com sua necessidade, isto é, se uma determinada atividade desenvolvida durante a aula reúne elementos de dificuldade e que podem comprometer a prática.
H) Permitir que os alunos criem novas formas de movimento a partir das experiências que tiveram, identificando, assim, a capacidade da transformação da prática.
I) Possibilitar a compreensão de que as manifestações da cultura corporal são possibilidades para o exercício da convivência futura e que a presença do outro é essencial.
J) Identificar se o aluno realmente compreendeu e valoriza a importância do conteúdo, bem como sua utilização para a vida.

INTRUMENTOS UTILIZADOS PARA AVALIAR OS ALUNOS

           Para que a avaliação cumpra seu papel formativo é necessário que o professor utilize instrumentos avaliativos que permitam não apenas mensurar ou quantificar informações, mas que permitam também uma análise qualitativa das ações desenvolvidas no núcleo. Uma análise qualitativa que contemple os objetivos, as dimensões: conceitual, procedimental e atitudinal, tendo o aluno como centro dessa análise.

Para tanto, sugerimos que se utilizem:

a) Ficha de acompanhamento individual.
b) Ficha de acompanhamento de turmas.
c) Entrevistas e questionário com os alunos.
d) Questionário ou entrevista com pais e/ou responsáveis.
e) Questionário ou entrevista com membros da comunidade.
f) Questionário ou entrevista com diretores e professores de escola.
g) Portfólios, anotações de observação, relatórios mensais.
h) Fichas de observação com escalas de observações.
i) Fichas de pré-teste e pós-teste.
j) Fichas para verificação de aprendizagem tática.
k) Fichas para verificação de aprendizagem motora.
l) Fichas de auto-avaliação e fichas de comportamentos e atitudes.
m) Relatório de avaliação de grupo.

           Estes instrumentos avaliativos não precisam ser aplicados todos ao mesmo tempo, nem a cada semana ou mês, mas devem ser utilizados em função dos objetivos a serem alcançados no planejamento do núcleo.
Apresentamos um exemplo de planilha para avaliação do aluno pelo professor

Nome do aluno: _______________________________________
Núcleo: _______________________ Idade: ______ Grupo:_____

Aspectos a serem observados
N
PV
AV
MV
S
Identifica e verbaliza sua ação motora
Compreende a razão do êxito/não êxito de sua ação motora
Reconhece a importância do conteúdo
estudado
Verbaliza a antecipação de sua ação motora
Compreende as propostas sugeridas pelo professor/grupo
Contribui com outras possibilidades motoras para atendimento aos problemas propostos
Colabora na elaboração e reelaboração das regras
Aceita as sugestões formuladas
Argumenta e defende suas sugestões pessoais
Respeita seus colegas independentemente dos aspectos físicos, sociais, culturais ou de gênero
Compreende o conteúdo proposto
Enfrenta desafios
N – Nunca/PV – Poucas vezes /AV – Algumas vezes / MV – muitas vezes/S- Sempre

Referências bibliográficas:

OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bássoli de, PERIM, Gianna Lepre. (org.) Fundamentos pedagógicos do   Programa Segundo Tempo: da reflexão à prática. Maringá: Eduem, 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário